James Cameron — que está lentamente se afogando em dinheiro — retrucou os fãs mais “alterados” de Halo que alardeavam como Avatar (o do povo azul e não aquele do moleque careca) “copiou” vários elementos do universo do jogo.

Cameron demorou a emitir uma resposta, já que a polêmica estava rolando já há algum tempo na internet, agora o diretor resolveu comentar a respeito do assunto:

É muito engraçado quando um desses fãs começa a reclamar de Avatar por parecer-se demais com o universo Halo. Prestem mais atenção ao material. Se estou referenciando-se a algo estamos falando do material original que inspirou Halo em primeiro lugar, que por coincidência é o meu próprio material.”

A Bungie admitiu inúmeras vezes no passado que a popular franquia de jogos de tiro em primeira pessoa, Halo, foi fortemente inspirada por várias obras de ficção, incluindo “Aliens, o Resgate” — filme dirigindo por Cameron.

Mas algumas coisas são realmente difíceis de explicar:

o ovo...

... ou a galinha.

Enquanto isso, James Cameron comentou sobre a possibilidade de produzir jogos, explorando a nova mídia para contar algumas histórias que ele não teria tempo para trabalhar no cinema: “Tenho muitas histórias na cabeça e não sei se terei tempo suficiente para contá-las em filmes. Produzir jogos é algo que estou explorando com a Ubisoft para trazer tudo isso a tona nos video games."

James Cameron e a Ubisoft já trabalharam juntos na adaptação de Avatar para os video games. Por sinal, Yves Guillemot — CEO da Ubisoft — falou a respeito do “fracasso” do jogo James Cameron's Avatar: The Game.

Segundo o executivo um dos problemas foi a data de lançamento do jogo e do filmes, muito próximos do Natal. Guillemot aproveitou para afirmar que não desenvolverá mais jogos baseados em filmes previstos para o Natal.